fbpx

Liderança: Que tipo de mandão eu sou?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhe

Dos grosseiros como Trump aos mais parecidos com Buda, o assunto dessa semana é “liderança”, explorado em profundidade, sempre de um jeito divertido e nada shallow.

A literatura é ampla e rica quando abordamos essa temática, muito blábláblá, teoria, descrição de estilos e até aí tudo bem, mas dessa vez a gente quer te provocar para algo mais profundo. 

Que tipo de mandão você é? 

Como se estivéssemos em uma mina vamos cavar e explorar… 

Superficialmente encontramos “liderança” e seus estilos; autoritário, democrático, coaching, liberal, motivadora, técnica e por aí vaí. Estas são habilidades que podem ser desenvolvidas, com maior ou menor eficiência, a depender de investigarmos a próxima camada.

De onde vêm a liderança? 

Só pode vir de “um líder”, certo? Ele é que tem a pegada, o estilo, se comporta de maneira a se enquadrar em um perfil. Sendo assim podemos afirmar ainda que líder é um cargo ou uma função e para que ela exista há uma dependência de um outro fator; “uma pessoa”. 

É bem provável que você esteja pensando assim; aff, ?‍♀️ que lógico, e o que isso tem a ver com que mandão eu sou? Tudoooo!!!! Vamos cavar mais…

Líder é uma pessoa

E nessa altura do campeonato já podemos nos questionar sobre: quem tem estilos é a pessoa ou o líder? Pra gente é a pessoa, já que não existe líder sem corpo. Desse momento pra frente o solo é mais rígido e o ar mais rarefeito, só quem tem resiliência vai conseguir acompanhar. 

Uma pessoa tem uma silhueta e ela é definida pelos seus comportamentos e atitudes.

À isso damos o nome de “perfil comportamental”, tipo assim: tenho um amigo que se chama João, ele é uma pessoa muito determinada, não deixa nada pra depois, é um trator e por ser assim ele também é grosseiro, autoritário, insensível e detesta gente molenga. Ele gosta muito de carros grandes, potentes e espaçosos, acho João uma pessoa incrível, conheço ele da sua vida toda.

É importante cavarmos juntos, porque a gente não sabe qual é seu perfil comportamental, mas se continuarmos nesse ritmo vamos acabar encontrando alguns tesouros escondidos ou pelo menos provocando algum tipo de reflexão ou pergunta importante. É importante lembrar que a gente não está tratando aqui perfil comportamental de maneira rasa, não tem a ver com tubarão, lobo, águia, respira fundo e segue.

O perfil comportamental nada mais é do que um “padrão de comportamento”

Uma forma de expressão repetitiva, exemplo; você já se pegou sentindo que às vezes age só com o coração? Conhece pessoas que são pura razão, muito observadoras ou questionadoras? e outras que saem atropelando tudo e estão sempre agindo de forma instintiva? 

Eita… são três centros; mental, emocional e instintiva

Um deles você usa mais, dependendo de como foi a “formação da personalidade” de cada pessoa. Isso mesmo, o padrão de comportamento é quem determina o perfil comportamental e ele é definido na “formação da personalidade”. Lê de novo com calma…

Cavando mais a gente descobre que a formação da personalidade acontece na infância, lá nos primeiros anos de vida. 

Seu mandão tem a ver com isso… 

Meu amigo João, que eu conheço bem, me contou que teve que crescer rapidamente a fim de tomar conta de si mesmo, ele era o menor entre seus amigos e conquistou o respeito deles ganhando na queda de braço. Conta ainda que, teve a percepção que os mais fortes e os vencedores é que eram respeitados e por isso passou a negar suas próprias fraquezas e limitações. Foi punido por coisas que não fez, e, por este motivo, criou o senso de que as leis são arbitrárias. Passou a confiar tanto em si mesmo que diante de uma ameaça, em vez de retroceder, ele avançava…Quando penso no João hoje sei bem porque ele se comporta dessa forma. 

Existem algumas perguntas bem pertinentes nesta etapa; o que sou hoje é porque sou assim mesmo?! Você é o resultado da formação da sua personalidade, a forma como você foi criado ou como sentiu determina quem você é. Ainda… Porque então as pessoas são diferentes? Na formação da personalidade não somos nada mais do que um “ser humano” em essência e correndo risco de morte. Nossa busca mais primitiva é por amor e proteção. João entendeu que receberia amor e proteção demonstrando que era forte e continua com esse padrão.

O que você teve de fazer para se sentir amado? 

Você foi obediente e disciplinado? Era o que ajudava todos? O destaque? O que só lembra de coisas boas e esconde o darkside? O que viu sua opinião sucumbir em favor dos outros? Aquele que se sentiu invadido? O abandonado? Ou ainda aquele que sofre de ansiedade hoje porque não se sentiu seguro no passado?

A depender da forma como você foi criado teremos um líder. Seus filhos também serão líderes, que tipo de criação será que estão sentindo?

Somos seres humanos, que em essência, só busca ser amor e como líder, independente do seu padrão de comportamento, é essa a nossa necessidade mais básica durante toda a vida.

Você tem uma criança que vive em um corpo de um adulto aí dentro de você e quanto antes aceitar isso, mais rápido poderá acessar suas virtudes.

Níveis de desenvolvimento 

Em última análise podemos dizer ainda que a gente tem “níveis de desenvolvimento” em duas esferas; intelectual (a depender das pessoas com quem mais convive, das suas experiências, de seu desempenho acadêmico, livros que leu, filmes que assistiu, etc) e de autoconhecimento (conhecer seu padrão de comportamento e o por quê). 

Alguém que estudou muito só será um grande sábio se estiver no controle do seu ego, se conhecendo tão bem que por compreender seu padrão o evita e permeia entre todos eles explorando o melhor de cada um. João é um tipo 8, asa 7, instinto social e está se melhorando diariamente para tomar conta dos humanos que ele trabalha.

Você pode estudar a vida toda sobre tipos de liderança, mas só vai poder ser um mandão diferente se se conhecer melhor.

A esmeralda que encontramos ao final dessa exploração é a seguinte; não adianta você só querer aprender mais sobre estilos de liderança, é mais profundo, por vezes doloroso e não resolve tocar no Tony Robbins ou fazer curso de coaching. 

Se ainda não sabe que perfil comportamental é o seu, podemos te ajudar a descobrir, você ainda pode fazer parte dos nossos treinamentos e fazer o eneagrama durante uma das nossas turmas. Chama a gente pra bater um papo.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba direto no seu e-mail os nossos conteúdos!