Você já brigou com alguém? Alguém já brigou com você?
Imagina né, capaz… você deve ser o alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado.
Você já ouvir falar em CNV a famosa comunicação não violenta. Cada vez mais as empresas e organizações estão buscando conhecer e aplicar a CNV. Sabe porquê? Porque as empresas são ambientes com muita treta, algumas que não estão na cara e outras que já viraram guerras mundiais internas.
CNV é um processo de comunicação que tem como foco a construção de diálogo e a melhoria dos relacionamentos, não devemos confundir a palavra violência com agressividade “gritos e chutes” por exemplo, é possível ser violento até fazendo silêncio.
Mas afinal, o que é comunicação não violenta?
O termo comunicação não violenta, ou CNV, foi criado pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg. Quando criança ele começou a frequentar a escola e apanhava de outros garotos, até que um dia ele perguntou o porquê estavam batendo nele, e eles responderam: porque você é judeu. Aquilo fez com que Marschall buscasse entender os motivos que fazem as pessoas agirem desta forma.
Marschall transformou todas estas questões em estudos psicológicos profundos chegando até a CNV e com essa ferramenta resolveu sérios conflitos de guerra tendo uma importância fundamental em diversos momentos da história dos Estados Unidos
Onde está a solução?
Muitos acreditam que é a natureza do ser humano ser violento, estudos dizem que até os animais tendem a ser mais empáticos naturalmente, e porque então fazemos tanta confusão com a nossa forma de se comunicar?
A CNV entende que a resposta está na linguagem, na falta de escuta autêntica e ausência de empatia, ela orienta processos de transformação dentro de diversos ambientes, implementando uma forma mais leve, que leva em consideração as emoções das pessoas para melhorar a comunicação que muitas vezes não está tão transparente.
O que é violência?
Em uma guerra é fácil entender a violência, todos dizem e fazem o que quiserem, colocam a raiva para fora, gritam, brigam e mandam jogar uma bomba, mas e se dissermos que o pior lugar onde a violência é constante e presente é dentro das empresas?
Ambientes onde é implícito e ao mesmo tempo velado, cheio de discordâncias e problemas onde a maior parte finge satisfação para sobreviver naquele lugar, mas não vê a hora do happy hour ou da sexta-feira, sem contar os que realmente não veem saída e estão na empresa odiando o que fazem.
O percentual de pessoas que realmente estão engajadas nas empresas é muito pequeno, e como fazer para melhorar esse ambiente, criar engajamento verdadeiro e ajudar as pessoas a aprenderem a se relacionar?
A gente não aprende na escola como fazer isso e vamos crescendo com nossas crenças e carregando tudo que as nossas experiências nos ensinaram, e o pior acreditando que o nosso jeito é o correto, o outro é que está errado e tem culpa.
Não precisamos dizer tudo que pensamos
Algumas pessoas acreditam que isso é autenticidade, mas as palavras precisam vir acompanhadas de empatia e entender como o outro está ouvindo o que você fala.
Quando acontece alguma treta costuma-se dizer que a ofensa é do ofendido e não do ofensor, a velha história do chapéu serviu, no entanto se as pessoas entendessem que têm responsabilidade pelo que fala e pela sua comunicação provavelmente iriamos perceber um esforço maior das pessoas para ao menos tentar se comunicar com mais qualidade.
Conflitos não são criados por uma pessoa sozinha
Toda agressão demonstra uma necessidade não atendida e cada ser humano adota uma estratégia de buscar atender essa necessidade e por trás de cada problema existe algo que se prestarmos atenção e escutarmos de forma genuína e com interesse poderemos enxergar o que está por trás desta agressão.
As pessoas repetem padrões para conseguirem o que querem, para sobreviver, para sentir menos dor, e todos temos nossas dificuldades e nossas estratégias estabelecidas. Quer saber qual é a sua e qual a estratégia adotada pelas outras pessoas?
A CNV pode te ajudar
A CNV vem transformando a forma das pessoas se relacionarem e melhorando a comunicação dentro das empresas com seus times criando engajamento verdadeiro e uma conexão emocional, afinal precisamos desenvolver propósito.
E começar pela comunicação é muito assertivo, 90% dos diagnósticos que realizados nos negócios, a comunicação é um dos itens que mais aparecem como dificuldades. Bom, já sabemos que precisamos escutar de verdade, entender de fato o que é autenticidade e ter empatia presente.
Não vamos encerrar o assunto, porque esse é o primeiro passo para bloquear a empatia, acompanha a gente aí, e manda suas dúvidas.