fbpx

Como deixar mais quente e criativa sua sala de aula online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhe

Vamos falar de calor, imagine comigo uma sala de aula onde o professor grava seu vídeo ou manda o material para os alunos ouvirem e estudarem e depois cobra as tarefas de acordo com estas explanações, fica um tanto quanto unilateral não acha? E toda perspectiva isolada é mais fria, gelada.

Educação e tecnologia nunca se encontraram de uma maneira tão integrada como nos dias de hoje, e quem não está respirando esse ecossistema, vai precisar ter iniciativas para criar um ambiente mais conectado ao aprender e desaprender a distância.

Vamos falar sobre aprender, é necessário fazer sentido para quem está no processo de educação independentemente da parte que está protagonizando, professor ou aluno.

E ensinar sem presença física é agora uma necessidade, e aí vão algumas dicas para você transformar seu ambiente de aprendizagem online, buscando tecnologias educacionais e metodologias ativas.

1 – Horário de Aula:

É importante formatar um cronograma com os mesmos horários de aulas, é mais difícil criar disciplina e manter o engajamento do aluno quando as aulas acontecem um dia em um horário e no outro dia em horário diferente.

2 – Qualidade da Internet:

É importante você como educador independente da área que atua; ensino fundamental, universitário ou executivo, sempre se preocupar com a qualidade da internet. No mundo ideal tudo funciona bem, porém no mundo digital podem acontecer imprevistos.

3 – Gravar vídeos:

Se você está gravando vídeos de aula, parabéns, é uma iniciativa incrível pois a maioria tem muita dificuldade, então comece. E não esqueça que somente com a gravação você perde o mais importante, que é a interação com os alunos. Sabemos que nenhuma das duas formas é perfeita, mas precisa aplicar e sentir o processo para realizar melhorias.

4 – Aulas enxutas:

Grave aulas mais enxutas, vídeos de 3 a 5 minutos, já que as pessoas estão em casa, e nesse ambiente a concentração é mais difícil em função das inúmeras distrações.

5 – Ferramentas digitais:

São inúmeras as ferramentas para reunir a galera para estudar, o zoom inclusive tem uma ferramenta para levantar a mãozinha quando quer falar, segue algumas delas para vídeo e web conferência e para edição de vídeos:

 Whereby: Grava a reunião – Gratuito e Pago

 Google Meet: Ferramenta de interação e Web conferência – Gratuito

 Zoom: Ferramenta de interação e Web conferência – Gratuito (2 pessoas ou ate 40min por chamada) e Pago (com opções avançadas para salas paralelas, por exemplo)

 Microsoft Teams: Ferramenta para reuniões e Web conferência – Pago e Gratuito (até 300 pessoas)

 StreamYard: Ferramenta de interação e Web conferência – Gratuito

 ClipEscola: Eventos Virtuais – Pago  

 ClipChamp: Editor de vídeo online e para computador – Gratuito e Pago 

 BiteAble: Editor de vídeo online e para computador – Gratuito

 VivaCut: Editor de vídeo para celular – Gratuito

 YouCut: Editor de vídeos profissional para celular – Gratuito

 InShot: Editor de vídeo e foto música para celular – Gratuito

6 – Família:

Para os professores que atuam com crianças é muito importante envolver os pais nesse processo, para que eles criem condições para os filhos estudarem e tenham uma atitude positiva e incentivadora, estando a frente do processo juntamente com os professores e não sendo empurrado por ele. Converse com os pais.

7 – Recursos Interativos:

E o principal, crie aulas interativas para que as pessoas estejam ali, existem inúmeras maneiras e ferramentas a ser utilizadas para criar um ambiente de aprendizado mais engajado e colaborativo, é tempo de compartilhar, utilize recursos como: trechos de documentários, músicas, reportagens entre outras possibilidades.

8 – Ninguém merece:

Não fique só no PowerPoint, transmissão de vídeos e na apostila, esqueça um pouco disso e inverta sua sala de aula, agora é o momento. Visite um museu virtual, traga seu grupo para a aula mais real e vivencial possível.

9 – Fátima Bernardes:

Não precisa fazer coisas mirabolantes, o simples e o básico é o melhor caminho, quando for gravar seus vídeos esqueça a perfeição, se o cachorro latir no fundo do vídeo, continue, e faça uma brincadeira, “será que o cachorro entendeu? ” Torne sua aula agradável e divertida, não precisa ser um apresentador de TV, as pessoas erram tentando fazer isso, o segredo está em ser você mesmo.

10 – Não se economize:

Talvez a dica mais importante, não se compare a ninguém, outra pessoa que fez uma aula diferente ou um vídeo mais legal, faça o seu melhor, da forma mais genuína possível.

A colaboração e a interação são a base para o processo de engajamento online, planeje suas aulas com diversas atividades diferentes, use ferramentas diferentes, mas não esqueça do básico, são pessoas atrás das telinhas que precisam se conectar com outras pessoas. 

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba direto no seu e-mail os nossos conteúdos!