Como fazer as pessoas entenderem que elas são criativas naturalmente se viveram a vida inteira dentro de padrões estabelecidos por uma cabeça que pensou na escola, uma cabeça que pensou sobre a família, outra que pensou sobre o trabalho e como esses lugares e os comportamentos deveriam ser para que tudo funcionasse do jeito “certo”. Aí é foda, fica realmente difícil!
É um baita MITO achar que você não é criativo ou ainda que não tem criatividade, simplesmente por ser intrinsecamente humana a criatividade, e em função desse quadrado que fomos colocados nos fez parecer e acreditar que não somos criativos.
Anne com E – Netflix
Bora desmistificar isso tudo. O que é criatividade se não inventar, imaginar? Em uma cena do famoso seriado da Netflix Anne com E, a protagonista Anne conhece uma nova amiga que diz para ela que não tem muita criatividade, imediatamente Anne responde: não se preocupe tenho imaginação por nós duas. Recomendamos assistir é uma obra espetacular, sensível e mega criativa.
Criatividade é imaginar, você consegue imaginar? Se você consegue, você é criativo, mas imaginar o que não existe? Você acha que inovar e ser criativo é criar algo do nada? Engana-se, nós temos duas tendências, ou repetimos padrões (algo que já foi feito), ou imaginamos a partir das nossas experiências, o que vimos, vivemos, assistimos, enfim reformulamos, reinventamos usando nossa capacidade de imaginar e criamos a partir dali
Mito ou Verdade
Vamos falar de criatividade trazendo um exemplo do Murilo Gum: “Criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas”. Se temos desafios e problemas, estamos sendo criativos para buscar soluções e qualquer solução demanda de criatividade.
Que vou fazer de almoço hoje? Em que parede vou colocar meu guarda roupa novo? Com que roupa vou naquela festa? Qual o modelo e a cor da poltrona que vou comprar? Caramba, você imagina primeiro, depois soluciona, então você é criativo.
Não existe esse negócio de “dom”. Geralmente as pessoas dizem que isso é coisa desse pessoal que trabalha com criatividade, e justificam: eu sou de exatas. Sai dessa, é outro mito.
A gente se inspira em coisas que estão no nosso repertório, seja raso ou profundo o nosso conhecimento. Quanto mais informações em áreas diferentes tivermos mais facilidade de desenvolver essa habilidade, não se feche para o mundo, se você é médico faça um curso de dança, se você é contador aprenda a fazer um prato gostoso para o jantar, se você é professor visite uma feira da construção. Aumente seu repertório, ou melhor aumente o seu quadrado se não conseguir sair dele, utilizando o conhecimento de outros quadrados.
Compre um caderno de rabiscos e desenho quando estiver entediado. Se você escrever todos os dias durante ano, o que você come, veste, pensa, vai observar que você é genial! Perceberá que as coisas mudam e você muda, às vezes seus gostos, a moda, seus pensamentos, acompanhando o meio que você está inserido, por isso a importância de alargar sua visão e fazer coisas diferentes.
Faça perguntas a você mesmo como por exemplo: Estou apaixonado? Preciso de um tempo para ficar em silêncio? Qual o próximo livro que vou ler? Quando foi a última vez que fiquei doente? Quem eu acho fofo? Que comportamentos tenho e não gosto? O que eu gostaria de aprender? Isso tudo faz você perceber que você muda, e que não estamos em um presídio com horário para comer e para tomar sol.
E na empresa e na minha equipe como posso incentivar a criatividade e a inovação?
A criatividade é contagiosa, se você acolher as ideias da sua equipe ela pode florescer, mas para isso você precisa ouvir, criar um ambiente e dar oportunidade para que todos tenham voz e sejam protagonistas, pois criatividade é conectar coisas, que tal conectar as ideias uns dos outros dentro do seu time.
Crie um ambiente de acolhimento para o erro, pois as pessoas precisam perder o medo de estarem erradas, e mostre que está tudo bem, que o erro também é bem-vindo. Pule de penhascos de vez em quando, pergunte, incentive o debate e a troca, esquece a perfeição porque excelência é uma busca eterna.
Chame as pessoas e peça opinião, distribua post-its ou objetos, incentive analogias, peça que falem sobre suas histórias. Quem não gosta de uma boa história não é, são inspiradoras! Faça se sentirem parte, quanto mais se usa a criatividade mais você tem.
Inventamos até problemas que não existem, como dizer que não somos criativos.