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Emoções e liderança: O que uma coisa tem a ver com outra?

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Durante uma palestra em Santa Catarina, James C. Hunter, autor do célebre livro O Monge e o Executivo discorreu sobre a essência da expressão “liderar pelo amor”. A obra já tem 10 anos de sua primeira publicação e, pasmem, tem “chefe” que ainda não entendeu a relação entre emoções e liderança.

As aspas na palavra “chefe” são porque há anos, no mundo corporativo, já se vem discutindo bastante as diferenças entre os antigos chefes e os atuais líderes. 

Enquanto o chefe ia na frente, gritando: “Quietos! Me sigam”, os líderes são aqueles que vão atrás da equipe, dizendo com amorosidade: “Vão, deem o seu melhor! Vocês são capazes!” 

Percebeu a diferença? Esta nova postura que, cá entre nós, nem deveríamos mais chamar de “nova”, está intimamente ligada com o nosso bate-papo de hoje. Emoções e liderança têm tudo a ver sim. Porque uma coisa não caminha sem a outra.

Empresas são feitas por pessoas

Afinal, local físico para trabalhar, a gente compra, aluga ou usa um espaço compartilhado. Equipamentos são cada vez mais desnecessários. E a informação está à disposição de todos a um clique da mão. Mas as pessoas. Ah… As pessoas!

É simples: Se então as empresas não são feitas de paredes, mesas e computadores, elas são feitas de pessoas. E estas têm seus próprios propósitos e valores. E mais que tudo isso, têm sentimentos e emoções. 

E o que as une? O que faz essas pessoas buscarem com empenho e dedicação, os mesmos objetivos e resultados extraordinários? São as relações interpessoais. 

Impossível falar de relações humanas sem pensar nas emoções que movem as pessoas. Para que um líder possa tirar o melhor do potencial e do desempenho de cada pessoa da sua equipe, ele precisa saber lidar muito bem com suas próprias emoções e com as dos outros. 

E se o ambiente de trabalho não for humanizado, se as pessoas não encontrarem ali espaço para se desenvolverem, crescerem, trocarem ideias sem medo e serem felizes com o que fazem, qualquer negócio tem grandes chances de dar errado. 

Resultados somente podem ser alcançados por meio de gente

O alcance de resultados positivo depende de pessoas felizes, que amam o que fazem, se sentem confortáveis trabalhando e encontram um significado para aquilo que produzem. As gerações atuais não estão buscando apenas seu sustento — claro que isso continua sendo importante. 

Mas não é só isso que importa. Os profissionais de hoje escolhem a empresa onde querem trabalhar. Buscam sua felicidade, qualidade de vida e bem-estar emocional. Por conta de tudo isso, quem lidera pessoas precisa fazer isso com amor e por amor. Deve colocar sentimento em tudo o que faz. 

É isso que vai proporcionar o que as pessoas procuram. Emoções e liderança caminham juntas. E é papel do líder conduzir o processo de humanização no âmbito do trabalho. 

Seja um líder que inspira

Saber lidar com as emoções é um importante diferencial para profissionais desempenharem bem suas atribuições em ambientes colaborativos. Isso ajuda a;

  • Solucionar problemas;
  • Motivar as pessoas para o cumprimento das metas;
  • Reconhecer trabalhos bem feitos;
  • Valorizar o que cada um tem de melhor;
  • Aceitar a diversidade de opiniões;
  • Administrar melhor os egos e vaidades. 

Somente com um controle total sobre as emoções, respeito às convicções diferentes e paixão, é possível sobreviver num mercado competitivo. 

Pense nisso e sirva de inspiração para as pessoas da sua empresa. Mostre para cada uma delas como é importante a relação entre emoções e liderança. 

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