fbpx

Interesse genuíno pra criar engajamento: Uma peça fundamental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhe

Sim. Não é mais um conceito modinha! Quem não entender e aplicar direitinho nos seus negócios o interesse genuíno pra criar engajamento não terá a peça fundamental pra sobreviver no mercado. E alcançar resultados extraordinários.

Sempre levar em conta a forma como as pessoas à sua volta estão agindo e mantendo suas relações interpessoais no ambiente de trabalho é imprescindível nos dias de hoje. Antes, falávamos de clima organizacional. Lembra?

Pois bem. Para manter este bom ambiente, precisamos mais que valores, habilidades e competências de liderança bem desenvolvidas e uma boa política de salários e benefícios. Tudo isso continua sendo importante. Mas, é preciso somar o interesse genuíno pra criar engajamento e as melhores práticas em relação à saúde e qualidade de vida das pessoas.

O interesse genuíno pra criar engajamento vai além do gostar de gente

Interesse e real preocupação por quem? Pelo que? Pelas pessoas, seus sentimentos e emoções, pelos perfis diferentes, pelo modo de ser e agir de todas elas, seus pontos fracos e pontos fortes, gaps a serem desenvolvidos e assim por diante. Todo o time deve ter interesse genuíno, também, pelo crescimento da empresa e do negócio no qual atua.

E para conseguir tudo isso, a jornada é longa. Com alguns obstáculos, mas todos superáveis. É uma questão de prática, atenção constante, respeito pelo próximo, promoção do autoconhecimento e perfeito entendimento das nossas próprias expectativas, as da empresa e de cada um que a compõe.

Agora, faça uma análise, respondendo mentalmente as seguintes perguntas:

  • Sempre estou disposto a não só a ouvir, mas escutar com atenção plena aquilo que as outras pessoas, colegas de trabalho ou não têm a me dizer?
  • Tenho praticado a empatia?
  • Quantas vezes tenho me colocado na posição do outro? E procurado observar o cenário não com as minhas próprias lentes, mas com o olhar de alguém que está na mesma situação?
  • O quanto de amor e interesse genuíno pra criar engajamento tenho colocado em tudo o que faço?
  • Penso antes de falar e evito julgamentos sem conhecimento de causa?
  • Procuro atender favores que me pedem e demonstrar gentileza e cordialidade sem esperar nada em troca?
  • Reconheço meus próprios defeitos e deficiências e sou proativo para combatê-los, sem jogar a culpa disso pros outros?
  • Tenho tido paciência com quem me rodeia e tolerância quanto a pessoas que não pensam igual a mim?

Se você respondeu sim para a maioria dos questionamentos acima, temos uma boa notícia: Você tem praticado o interesse genuíno pra criar engajamento. Mas não pode esmorecer!

Aperfeiçoamento das relações pessoais e profissionais

Quando nos esforçamos para alcançar nossos objetivos, sem atropelar ninguém e ainda colocando energia para que os demais também conquistem suas metas, nossas relações pessoais e profissionais vão sendo aperfeiçoadas.

Não estamos dizendo que é fácil e que de um dia pro outro, passamos a agir desta forma e está tudo resolvido. Que bom seria. Mas não é. Afinal estamos falando de diversidade.

Cada um pensa de um jeito. Enfrenta as mudanças constante de maneiras diversas. As pessoas têm mapas mentais e vivências, muitas vezes, divergentes dos nossos e tudo isso faz das relações humanas um tema delicado.

O fato é que hoje em dia todos estão cada vez mais observadores e capazes de reconhecer o quanto as intenções dos outros estão construindo algo verdadeiramente positivo. E não ao contrário, ou seja, pecando pela falta de transparência, construindo mais muros que pontes, praticando atos egoístas, reforçando barreiras e agindo com falsidade, má fé e individualismo.

Fique de olho você também e mude este quadro negativo dia após dia. E o sucesso virá naturalmente.

Pronto pra fazer mais e melhor pro desenvolvimento das pessoas e, por consequência, pro seu próprio? Então, saiba mais sobre engajamento, entre em contato conosco e conheça nossos cursos!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba direto no seu e-mail os nossos conteúdos!