fbpx

Shrek no Digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhe

Estamos nos adaptando certo? Com esse novo normal de vivermos no ambiente digital, seja em uma reunião, em uma ligação para a família, no home office ou estudando. Algumas dessas situações você já deve ter experimentado e se não o fez com certeza irá fazer.

Dias atrás assisti alguns stories de uma amiga que também é facilitadora, a @mailaandrade, que comentava sobre situações do dia a dia onde as pessoas não tinham noção sobre a tal etiqueta digital, às vezes por falta de informação e outras por pura falta de educação mesmo.

Seguem algumas dicas importantes para se adaptar ao modelo digital:

1 – Desligue o Microfone;

Em nossas reuniões, encontros e facilitações online, pedimos para as pessoas que mantenham seus microfones desligados quando não estiverem usando a palavra. Parece simples e óbvio certo? Mas, não é. Não temos o hábito de atuar nesse ambiente, então não nos “ligamos” com  atitudes simples como essa.

Por que desligar o microfone? Porque ele capta tudo e ruídos como; conversas próximas, televisão ligada, crianças brincando, cachorro latindo, companheiro brigando (kkk) e até microfonia, fazem um barulho terrível e atrapalham tanto quem está tentando se comunicar, como todos os receptores naquele momento.

Ligue o microfone somente quando for usar a palavra. Não seja aquela vizinha chata que faz barulho o dia inteiro e fala até pelos cotovelos. Exercite seus ouvidos.


2 – Grupos de Whatsapp ou Telegram

Isso caiu como uma luva para a realidade do mundo que não é o digital. Presta atenção: Quando um grupo de pessoas está conversando sobre determinado assunto, você não chega no meio da conversa e fala de outro assunto que não tem a ver com o que está sendo discutido certo? Você abre as mensagens, lê, toma conhecimento, procura entender do que se trata e não coloca o placar do coronavírus no meio da discussão sobre design de serviços, não é educado! Pra não dizer que é #*%@$#.

Então, porque fazemos isso no Whatsapp ou no Telegram?! Encaminhando mensagens para todos os grupos sem nem checar se é do interesse ou se eles receberam essa informação?!

Isso é lixo eletrônico, assim como o que é jogado na rua, ou aqueles folders que colocaram no seu carro sem pedir se você tinha interesse. O que grita dentro de você é seu, guarde ou jogue fora.

Não seja inconveniente.

Dica: quando desejar encaminhar algum material para um grupo, entre e verifique o que está acontecendo antes de enviar. Faça uma analogia de uma sala cheia de gente, você não abre a porta e grita o que quer sem antes perceber do que estão falando. Use ainda a técnica do CDC, critique, duvide e descarte, para se questionar a respeito de estar passando para frente informações de conteúdo duvidoso ou até fake news.

Por último, perceba se essa informação é importante para aquele grupo e se ela agrega ao propósito (motivo pelo que foi criado). Se você sente necessidade de compartilhar conteúdos diversos, engraçados, eróticos ou aleatórios então escolha pessoas que se identifiquem com isso e monte seu grupo. Quando se tratar de se manifestar em grupos lembre daquela frase famosa “se minhas palavras não forem melhor que meu silêncio, então é melhor ficar quieto”.

3 – Utilização das ferramentas disponíveis

Oficialmente o e-mail ainda é o lugar para recebermos documentos importantes, comunicados, informações. E o whatsapp serve para que?

Para infinitas possibilidades: encaminhar conteúdos, deixar recados, em grupos debater assuntos pertinentes aos propósitos do grupo, etc. No entanto vou contar uma história, também citada pela Maila Andrade, isso já aconteceu com você?

Olhei para o meu telefone e percebi que havia uma chamada perdida. Logo pensei: se for importante, irão me ligar novamente.

Minutos depois uma mensagem no whatsapp; posso te ligar?

Respondi: Sim, pode.

Pensei que deveria ser realmente urgente e apesar de estar ocupada atendi a ligação, ao que a outra pessoa disse:

– Oi Maila, só um instante que vou transferir sua ligação para fulano.

Fulano pegou o telefone e perguntou:

– Maila, preciso te mandar um e-mail: Qual é seu endereço eletrônico?

Respondi…. E depois fiquei refletindo.:

Por que as pessoas não usam as ferramentas certas para se comunicarem? Bastava solicitar o e-mail no whatsapp e eu teria respondido…

As pessoas não querem mais atender ao telefone e isso se dá a diversos motivos:

– Não tem tempo para detalhes que podem ser resolvidos de maneiras simples;

– Ligações hoje são para coisas importantes, aplicativos dispõe inclusive de recursos de áudio como o whatsapp, pois o mundo está tão veloz que é importante respeitar o tempo do outro para conversar;

– Cada um analisa a sua matriz de gerir o tempo estabelecendo o que é importante e o que é urgente;

– Hoje em dia se exige das pessoas multidisciplinaridade em suas atividades, atenção para a família, os estudos, os amigos, os projetos, é importante respeitar o outro.

Você está fazendo isso certo?

Dica: Utilize recursos como o Whatsapp ou o Telegram para deixar recados e solicitar informações rápidas. Se o assunto que quer tratar demanda de mais atenção, marque uma reunião pelo zoom, pessoalmente ou encaminhe um áudio para que a outra pessoa possa digerir e responder de forma mais assertiva e adequada.

4 – Favoritar assuntos em grupos

Quando estiver em um grupo de whatsapp que derrama informações, mas você tem interesse em algumas delas em específico, selecione a mensagem e clique em favoritar. Se o grupo tem muita coisa inútil ou você tem necessidade de apagar as conversas por excesso de dados ou ainda por uma questão de organização pessoal, você pode ir no comando limpar conversas do grupo, vai aparecer a opção de limpar exceto as favoritas, assim você consegue filtrar conteúdos que são relevantes para você.

5 – Sobre esquecer de responder

É importante responder, seja educado, se alguém te diz oi, você ignora? Mesmo quando você abre a mensagem no whatsapp, mas não leu o assunto porque estava ocupado demais naquele momento e deixar para depois, porém esquece, tem jeito sabia?!

Dica: Arraste a conversa para o lado e clique em “não lida” ou clique em “fixar” até que você consiga responder. Lembre-se é educado! Não faça com outros o que não gostaria que fizessem com você.

Provavelmente seu relacionamento digital acontece da mesma forma que no mundo real. Procure se desenvolver como ser humano, faça bem a si próprio e a todos os que compartilham espaços com você. 

A InSelf Ted tem uma diversidade de produtos que se encaixam perfeitamente a necessidade e individualidade de cada um, manda um oi!

Dicas simples que facilitam a vida no ambiente digital, porém não percebido pela maioria das pessoas. Desejamos a você, adaptabilidade e sucesso nesse novo cenário.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba direto no seu e-mail os nossos conteúdos!